Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

A plataforma eTradução – Repositório Nacional de Recursos de Tradução, pretende modernizar o setor com recurso às TIC e às tecnologias emergentes.

Serviços Públicos Digitais

Transformação Digital

Em detalhe

A plataforma eTradução está disponível online e possibilita a recolha, tratamento e partilha de recursos de tradução, nomeadamente traduções de e para Língua Portuguesa.

Os mecanismos de tradução automática aproveitam este tipo de recursos para produzir traduções com elevado nível de qualidade e, desta forma, permite que o tradutor humano seja mais rápido e eficiente.

O repositório de dados de tradução servirá de base à implementação de serviços de tradução automática, que poderão ser aplicados em serviços públicos digitais, beneficiando de forma transversal os cidadãos e a Administração Pública (AP).

Com a abertura do repositório a universidades e centros de investigação, espera-se que este serviço apoie o desenvolvimento das ferramentas TIC que suportam a Língua Portuguesa e a sua promoção na Europa e no Mundo, contribuindo para a preservação no panorama digital.

A apresentação da plataforma decorreu no âmbito do 8.º Encontro de Tradutores da AP, evento realizado na Assembleia da República e que contou com a presença de Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. 

Outros pontos de interesse

Transformação Digital

Apresentação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

Atualização   21.12.2023

6 minuto(s)

Transformação Digital

Saiba como criar serviços públicos digitais do futuro na sua entidade

Atualização   27.04.2023

3 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Estratégia TIC 2020 com avaliação positiva

Atualização   14.09.2021

3 minuto(s)