Saiba como criar serviços públicos digitais do futuro na sua entidade
Atualização 27.04.2023
Transforme os serviços públicos digitais da sua entidade.
mosaico
serviços públicos digitais
Em detalhe
Cada vez mais, assistimos a novos, melhores e mais serviços públicos digitais, tornando-se fundamental que os serviços públicos tenham uma estratégia de unificação, permitindo que a interação dos cidadãos e empresas com os serviços do Estado seja mais simples, intuitiva e eficaz.
Da necessidade de criar um modelo de referência que suporte todo o desenvolvimento do que são os serviços públicos digitais, nasce o Mosaico, o modelo comum de desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, centrados nos cidadãos e nas empresas, que tem como objetivos promover a relação do cidadão com o Estado com uma única identidade, garantir uma experiência simples e transparente e o acesso inclusivo dos cidadãos aos serviços públicos, entre outros.
Destinado a dirigentes e técnicos da Administração Pública, entidades externas, coordenadores de equipas técnicas e colaboradores técnicos de fornecedores e colaboradores de entidades internacionais, o Mosaico agrega, relaciona e promove todos os «mosaicos» que podem ajudar as diferentes entidades públicas a construírem e evoluírem os serviços públicos digitais do futuro. Um «mosaico» para as várias etapas de transformação digital dos serviços públicos, definido por princípios fundamentais e feito a pensar nos perfis de profissionais que dão suporte a diferentes áreas técnicas de projeto.
Desenvolvido pelo Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP), da Agência para a Modernização Administrativa, o Mosaico é por definição um instrumento colaborativo. Uma base de conhecimento coletivo em constante transformação, que só com o contributo de todas as pessoas e equipas pode evoluir.
Contribua com as suas sugestões!
Explore e adapte o Mosaico e transforme os serviços públicos digitais da sua entidade.