Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Saiba como criar serviços públicos digitais do futuro na sua entidade

Atualização   27.04.2023

3 minuto(s)

Transforme os serviços públicos digitais da sua entidade.

mosaico

serviços públicos digitais

Em detalhe

Cada vez mais, assistimos a novos, melhores e mais serviços públicos digitais, tornando-se fundamental que os serviços públicos tenham uma estratégia de unificação, permitindo que a interação dos cidadãos e empresas com os serviços do Estado seja mais simples, intuitiva e eficaz.

Da necessidade de criar um modelo de referência que suporte todo o desenvolvimento do que são os serviços públicos digitais, nasce o Mosaico, o modelo comum de desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, centrados nos cidadãos e nas empresas, que tem como objetivos promover a relação do cidadão com o Estado com uma única identidade, garantir uma experiência simples e transparente e o acesso inclusivo dos cidadãos aos serviços públicos, entre outros.

Destinado a dirigentes e técnicos da Administração Pública, entidades externas, coordenadores de equipas técnicas e colaboradores técnicos de fornecedores e colaboradores de entidades internacionais, o Mosaico agrega, relaciona e promove todos os «mosaicos» que podem ajudar as diferentes entidades públicas a construírem e evoluírem os serviços públicos digitais do futuro. Um «mosaico» para as várias etapas de transformação digital dos serviços públicos, definido por princípios fundamentais e feito a pensar nos perfis de profissionais que dão suporte a diferentes áreas técnicas de projeto.

Desenvolvido pelo Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP), da Agência para a Modernização Administrativa, o Mosaico é por definição um instrumento colaborativo. Uma base de conhecimento coletivo em constante transformação, que só com o contributo de todas as pessoas e equipas pode evoluir.

Contribua com as suas sugestões!

Explore e adapte o Mosaico e transforme os serviços públicos digitais da sua entidade.

Outros pontos de interesse

Iniciativas/Projetos

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Está em curso o desenvolvimento do II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta

Atualização   07.04.2021

2 minuto(s)