Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Apresentação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

Atualização   21.12.2023

6 minuto(s)

No passado dia 18 de dezembro de 2023 foi apresentada a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), sob o lema transformar dados em ação, que pretende facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência.

Inovação

Territórios Inteligentes

Transformação Digital

Em detalhe

No passado dia 18 de dezembro de 2023 foi apresentada a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), sob o lema transformar dados em ação, que pretende facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência.

 

A ENTI conta, desde já, com um investimento de 60 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No seu desenho e construção colaborativa, participaram ativamente autarquias, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, comunidades intermunicipais, e várias entidades, incluindo empresas das áreas das tecnologias e das telecomunicações, instituições de ensino superior e organismos integrados no sistema nacional de ciência e tecnologia. 

 

Este instrumento de política pública vem impulsionar a implementação de 16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais que, através de soluções tecnológicas, permitem antecipar, gerir e planear as necessidades dos territórios, abrangendo áreas urbanas e rurais, num compromisso com a promoção da igualdade territorial.

 

Atuando nos domínios da governança, sociedade, mobilidade, ambiente, qualidade de vida e economia, as várias ações que compõem a ENTI concentram-se, em parte, na gestão inteligente de recursos essenciais, como a água, a mobilidade, ou a energia, entre outros, assegurando a sua alocação eficiente, otimizando o funcionamento das cidades, zonas rurais, florestais, áreas de proteção e comunidades em geral.

 

Além disso, a Estratégia contempla entre os seus objetivos, a cooperação entre autarquias, empresas e academia, promovendo a criação de sinergias e iniciativas, bem como visa capacitar e preparar a comunidade para enfrentar desafios futuros.

 

Subjacente à ENTI, está uma mudança na abordagem de como será possível gerar dados, integrá-los, partilhá-los e analisá-los, pelo que a criação da Plataforma de Dados Portugal, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, vai desempenhar um papel fundamental.

 

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, "a relevância da apresentação da primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes reflete-se num conjunto de orientações para acelerar a transformação dos municípios e posicionar Portugal como uma nação digital. Esta estratégia procura contribuir para uma tomada de decisão pública mais fundamentada, baseada em evidências e alavancar uma gestão ainda mais inteligente de recursos essenciais dos territórios".

 

Pode aceder a mais informação em territoriosinteligentes.gov.pt.

 

Outros pontos de interesse

Iniciativas/Projetos

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Estratégia TIC 2020 com avaliação positiva

Atualização   14.09.2021

3 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Workshop sobre Open Source & Transformação Digital

Atualização   05.03.2020

2 minuto(s)