Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade
Saltar para o conteúdo principal da página

Disponível nova ferramenta relacionada com os serviços Cloud na AP

Atualização   01.04.2022

2 minuto(s)

O CTIC aprovou uma ferramenta de apoio à decisão, bem como a disponibilização da Framework de Adoção de Serviços Cloud na Administração Pública.

Cloud

Inovação

Transformação Digital

Em detalhe

Em reunião realizada a 28 de março, com a presença da Srª Ministra da Modernização do Estado e Administração Pública e da Srª Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, o CTIC aprovou a disponibilização da Framework de Adoção de serviços Cloud na Administração Pública, assim como uma ferramenta de apoio à decisão, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho CloudAP. Esta Framework, que teve o contributo de diversas entidades de diferentes áreas governativas, pretende agilizar a análise que os diversos organismos realizam no âmbito da implementação de soluções tecnológicas, assim como facilitar a avaliação dos projetos TIC na AP.

Estes instrumentos estão integrados na Estratégia CloudAP que tem vindo a ser desenvolvida desde 2018 por um grupo de trabalho interministerial, cujo objetivo e fomentar a preparação para a mudança, a comunicação, a formação e a partilha de conhecimento para guiar e apoiar a Administração Pública no processo de adoção de soluções Cloud. A Estratégia CloudAP é uma das ações previstas no Plano de Ação para a Transformação Digital da AP 21-23, como apresentado na RCM 131/2021 de 10 de setembro.

Framework de Adoção e Ferramenta de Avaliação disponível na Bússola: Acesso à ferramenta.

NOTA: O acesso à ferramenta/simulador via Bússola é assegurado pelo Representante Ministerial, pelo que as entidades públicas devem contatar diretamente o Representante da sua área governativa para utilização da ferramenta. A presente versão está em fase piloto com as diversas entidades públicas, pelo que será em breve disponibilizada em forma aberta.

Outros pontos de interesse

Iniciativas/Projetos

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Estratégia TIC 2020 com avaliação positiva

Atualização   14.09.2021

3 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Workshop sobre Open Source & Transformação Digital

Atualização   05.03.2020

2 minuto(s)