Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Disponível nova ferramenta relacionada com os serviços Cloud na AP

Atualização   01.04.2022

2 minuto(s)

O CTIC aprovou uma ferramenta de apoio à decisão, bem como a disponibilização da Framework de Adoção de Serviços Cloud na Administração Pública.

Cloud

Inovação

Transformação Digital

Em detalhe

Em reunião realizada a 28 de março, com a presença da Srª Ministra da Modernização do Estado e Administração Pública e da Srª Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, o CTIC aprovou a disponibilização da Framework de Adoção de serviços Cloud na Administração Pública, assim como uma ferramenta de apoio à decisão, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho CloudAP. Esta Framework, que teve o contributo de diversas entidades de diferentes áreas governativas, pretende agilizar a análise que os diversos organismos realizam no âmbito da implementação de soluções tecnológicas, assim como facilitar a avaliação dos projetos TIC na AP.

Estes instrumentos estão integrados na Estratégia CloudAP que tem vindo a ser desenvolvida desde 2018 por um grupo de trabalho interministerial, cujo objetivo e fomentar a preparação para a mudança, a comunicação, a formação e a partilha de conhecimento para guiar e apoiar a Administração Pública no processo de adoção de soluções Cloud. A Estratégia CloudAP é uma das ações previstas no Plano de Ação para a Transformação Digital da AP 21-23, como apresentado na RCM 131/2021 de 10 de setembro.

Framework de Adoção e Ferramenta de Avaliação disponível na Bússola: Acesso à ferramenta.

NOTA: O acesso à ferramenta/simulador via Bússola é assegurado pelo Representante Ministerial, pelo que as entidades públicas devem contatar diretamente o Representante da sua área governativa para utilização da ferramenta. A presente versão está em fase piloto com as diversas entidades públicas, pelo que será em breve disponibilizada em forma aberta.

Outros pontos de interesse

Transformação Digital

Apresentação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

Atualização   21.12.2023

6 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Estratégia TIC 2020 com avaliação positiva

Atualização   14.09.2021

3 minuto(s)