Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Conhecidas as boas práticas e recomendações de Governo Digital

Atualização   01.03.2022

2 minuto(s)

Com base na análise de benchmarks internacionais, é apresentado um conjunto de recomendações e boas práticas que devem ser implementadas pela AP.

Dados

Governo Digital

Transformação Digital

Em detalhe

A pandemia de COVID-19 veio reforçar a importância dos ativos digitais para a nossa economia.

Sem dúvida, o setor digital desempenhará um papel fundamental na recuperação económica, com a conetividade, os dados, as competências digitais e a digitalização das empresas e da administração pública a revelarem-se essenciais para uma recuperação sólida.

Portugal adotou um vasto conjunto de medidas específicas no domínio digital e a digitalização da administração pública foi igualmente acelerada, sobretudo por intermédio do portal ePortugal e pela oferta de novos serviços, como o registo online de nascimentos.

Ainda assim, mais importa fazer para alargar o leque de serviços públicos digitais e torná-los cada vez mais eficientes, inclusivos, seguros e intuitivos, para que os cidadãos e empresas possam facilmente interagir com o Estado sempre que necessário, sem deslocações e custos desnecessários.

O presente documento faz uma breve análise dos benchmarks internacionais mais relevantes no contexto do governo digital e, com base na classificação de Portugal e nas melhores práticas internacionais, procura emitir um conjunto de recomendações a adotar pela Administração Pública – a todos os níveis governativos, para a prossecução de um governo digital de excelência.

Acesso ao documento

Outros pontos de interesse

Transformação Digital

Apresentação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

Atualização   21.12.2023

6 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Atualização   09.05.2019

2 minuto(s)

Iniciativas/Projetos

Estratégia TIC 2020 com avaliação positiva

Atualização   14.09.2021

3 minuto(s)