Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Tito Vieira

Atualização   31.01.2023

3 minuto(s)

Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA)

Tito Vieira

Biografia

Tito Carlos Soares Vieira, nasceu a 12 de Novembro de 1972, no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Obteve a Licenciatura em Engenharia de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Engenharia do Porto em 1998, o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2001, o Curso de Alta Direção em Administração Pública no Instituto Nacional da Administração em 2005 e o curso de doutoramento em Engenharia Informática (parte letiva do respetivo programa doutoral) em 2009.

Iniciou a atividade profissional em 1993 como formador de informática em diversas instituições.

Em 1996 ingressou no Centro de Informática (CICA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), exercendo funções de natureza técnica ao longo de vários anos e, entre 2003 e 2013, desempenhou o cargo de Diretor do CICA.

Entre 2003 e 2005 foi Membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Entre 2005 e 2011 foi professor auxiliar convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e no Departamento de Engenharia Informática.

Entre 2006 e 2010 foi Membro da Assembleia de Representantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Entre 2011 e 2013 foi responsável pela área de desenvolvimento do sistema de informação da Universidade do Porto (SIGARRA da U.Porto).

Entre 2013 e 2015 foi vogal do conselho executivo do Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto e Diretor do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Entre 2015 e 2017 foi diretor da Universidade do Porto Digital (UPdigital).

Entre 2015 e 2017 foi representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) no Programa PTCRIS.

Entre 2017 e 2022 foi Diretor Geral do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), Diretor da Entidade de Certificação Eletrónica do Estado (ECEE, Raiz do Estado), Membro do Conselho Gestor do Sistema de Certificação Eletrónica do Estado, Membro do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, Membro da direção do Comité Técnico do Conselho para as Tecnológicas de Informação e Comunicação da AP (CTIC), e vogal não permanente da CReSAP para a área governativa da Presidência do Conselho de Ministros.

Desde setembro de 2022 é Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Ao longo do seu percurso profissional obteve diversos prémios e distinções, entre os quais: Prémio de Incentivo Pedagógico (FEUP, 2008), Prémio de Desempenho (FEUP, 2009), Prémio de Incentivo Pedagógico (FEUP, 2009), Prémio de Desempenho (FEUP, 2011) e Voto de louvor, por unanimidade, sobre o trabalho desenvolvido enquanto diretor da UPdigital (Conselho Coordenador UPdigital, 2017).

Liderou diversos projetos transformadores, vários dos quais foram distinguidos publicamente, de que são exemplos recentes: (i) projeto "TD@CEGER - Jornada de Transformação Digital do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo”, que venceu o prémio "Best Future of Digital Infrastructure Project", nos Portugal Digital Awards 2021, da IDC Portugal; (ii) projeto "Interoperabilidade documental", finalista nas categorias de (1) “Best Government Project” e (2) “Best Future of Operations", Portugal Digital Awards 2020, da IDC Portugal; (iii) projeto "SIMPL4CERT - Simplificação para a Entidade de Certificação Eletrónica do Estado", finalista dos prémios Portugal Digital Awards 2021, da IDC Portugal; (iv) Projeto “Agilização da Execução de Projetos Financiados”, Plano trabalho colaborativo na AP, 2021 e (v) Projeto “UPdigital: a reforma da Universidade Digital”, U.Porto, 2015.