Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Sobre Nós

Atualização 16.01.2023

Bem-vindo ao tic.gov, o sítio dedicado à digitalização e modernização da Administração Pública em Portugal.

sobre NÓS

O ponto de partida para a Transformação Digital

Este é o ponto de partida para a Transformação Digital da Administração Pública nacional e o ponto de encontro de toda a informação e documentos sobre os seus pilares, nomeadamente, as estratégias, os planos, as políticas, e todas as ações práticas. Uma vez na plataforma, encontrará, ponto por ponto, toda a informação relevante sobre este tema, bem como as últimas notícias, tornando-o num ponto de visita regular e essencial para todos os que ambicionam uma Administração Pública mais digital, com melhores serviços e mais valor, e um país mais avançado e tecnologicamente mais desenvolvido, com sistemas interligados para maior agilidade e eficiência, e onde a informação é partilhada de forma livre e transparente.

Objetivos da Plataforma

Direto ao ponto, o tic.gov.pt pretende:

01 .Ajudar os cidadãos e empresas

Permitir aos cidadãos e empresas o acesso a informação clara e transparente sobre os planos e ações em curso no âmbito do Governo Digital.

02 .Disponibilizar para a Administração Pública e Entidades Governativas

Disponibilizar à Administração Pública, Entidades Governativas e demais interessados todas as informações relevantes e atualizadas sobre a digitalização e modernização da Administração Pública portuguesa.

03 .Fornecer aos profissionais técnicos dos serviços digitais

Fornecer aos profissionais técnicos dos serviços digitais todos os recursos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento da infraestrutura digital da Administração Pública.

O que encontra neste sítio

Conteúdos disponíveis, ponto por ponto:

Estratégias

Conheça todas as estratégias e planos definidos para a Transformação Digital, atuais e anteriores.

Planos

Consulte os planos e ferramentas de apoio à implementação das estratégias transversais na Administração Pública.

Documentação

Encontre as normas e orientações desenvolvidas no âmbito da Transformação Digital da AP.

Plataformas

Tenha acesso a todas as plataformas de avaliação e monitorização de projetos da Transformação Digital da AP, bem como a todos os Serviços Públicos Digitais.

Agenda

Esteja a par de tudo o que acontece na Transformação Digital da Administração Pública.

O que é o Governo Digital?

Ponto prévio sobre a Transformação Digital da Administração Pública

Falar em Transformação Digital significa organizar a Administração Pública no sentido de responder melhor e de forma mais rápida às expetativas dos cidadãos e das empresas. Isto implica ter Serviços Públicos Digitais mais eficientes, inteligentes e transparentes, o que é possível através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados.

Objetivo

Criar uma Administração Pública preparada para responder aos desafios de uma sociedade em constante mudança, disponibilizando melhores serviços, com maior valor acrescentado e mais próximo dos cidadãos e empresas.

Valores e Princípios

  • Confiança
  • Transparência
  • Segurança – Privacidade e Dados
  • Sustentabilidade
  • Valores éticos da sociedade

Pilares

  • Simplificação
  • Clareza
  • Integração
  • Inclusão
  • Eficiência
  • Inteligência