Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Carlos Oliveira

Atualização   27.01.2023

3 minuto(s)

Representante Ministerial do Ministério da Educação

Carlos Oliveira

Biografia

Experiência profissional:

  • Desde julho de 2022 é Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação, com responsabilidade pelas áreas dos Sistemas de Informação e das Infraestruturas Tecnológicas da Educação.
  • De julho de 2020 a junho de 2022 exerceu funções enquanto Técnico especialista nos Gabinetes dos Ministros da Educação dos XXII e XXIII Governos Constitucionais, com responsabilidade na conceção e desenvolvimento do programa Escola Digital e da componente 20 do Plano de Recuperação e Resiliência, bem como em tarefas inerentes à assessoria especializada nos domínios dos sistemas de informação e tecnologias digitais.
  • De novembro de 2018 a junho de 2020 exerceu funções de Diretor de serviços de Sistemas de Informação da Secretaria-Geral da Economia, tendo como principais responsabilidades o planeamento e desenvolvimento da estratégia para as tecnologias e comunicação do Ministério da Economia, a coordenação da área TIC do Ministério no âmbito do Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação, a implementação e monitorização do Plano Setorial para o Ministério e a disponibilização de serviços de infraestruturas e de comunicações aos serviços e organismos da área governativa.
  • De julho de 2013 a maio de 2018 foi Diretor do Departamento de Administração de Sistemas do Instituto de Informática, I. P. tendo coordenado a criação do Centro de Controlo de Operações, a evolução das plataformas tecnológicas de suporte ao Sistema de Informação da Segurança Social, a centralização da função informática e a racionalização da despesa em Tecnologias de Informação e Comunicação do Ministério da Solidariedade do Emprego e da Segurança Social.
  • De 2004 a junho de 2013 foi Diretor de serviços de Tecnologia e Sistemas de Informação no Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação e na Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com responsabilidade na coordenação das matérias relacionadas com a adoção e utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação e pelo fornecimento de serviços partilhados aos organismos da área da Educação e às escolas.
  • Iniciou atividade profissional em 1994 como Administrador de sistemas e de redes de comunicações, tendo exercido funções no Instituto de Inovação Educacional, no Departamento de Avaliação, Prospetiva e Planeamento e no Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo.

 

Outras atividades:

  • Participou na elaboração do Plano Estratégico para as TIC do Ministério da Educação e Ciência, foi membro do conselho executivo do Plano Tecnológico da Educação e coordenador do Eixo Tecnologia.
  • Foi representante do Ministério da Educação e Ciência no Grupo de Projeto para as Tecnologias de Informação e Comunicação, na Agenda Portugal Digital e em outras iniciativas no âmbito da Modernização Administrativa e do Governo Eletrónico.

 

Formação académica:

  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico (1998);
  • MBA da AESE Business School (2017).