Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Recursos

Atualização 16.01.2023

Este é o ponto de apoio que lhe disponibiliza um conjunto de recursos técnicos, pensados principalmente para os profissionais da área de TI e para todos os fornecedores técnicos da Administração Pública.

MOSAICO

O que é o Mosaico?

O Mosaico é o modelo comum de desenho e desenvolvimento de Serviços Públicos Digitais centrados nos cidadãos e empresas, que serve de referência para todo o portal da Administração Pública.

Objetivo

O Mosaico assume-se como uma ferramenta primordial para os Serviços Públicos Digitais do futuro. A sua principal finalidade assenta na otimização da relação entre o cidadão e o estado, aprimorando a coerência e consistência da experiência, bem como a definição de um novo Serviço Público Digital.

O Mosaico destina-se aos seguintes perfis

PARA QUEM É?

Dirigente

Articula a visão estratégica com a gestão operacional da equipa de mudança da Administração Pública que dirige.

Gestor de projeto

Assegura e gere o cumprimento da qualidade, o custo e o âmbito do projeto, bem como o seu progresso, riscos e operacionalização das ações.

Product Owner

Tem como principal responsabilidade a avaliação da conformidade do serviço desenvolvido com a visão definida.

Service Designer

Responsável por articular e compreender todos os elementos da equipa e por desenhar a jornada do serviço digital orientada ao cidadão/empresa.

UI/UX Designer

Responsável pelo desenho e avaliação da experiência de utilização do serviço, numa ótica centrada no utilizador e nas suas necessidades.

Programador

Desenvolve as componentes tecnológicas para a disponibilização do serviço e supervisiona e monitoriza todos os passos da sua implementação.

Arquiteto de soluções

Avalia as necessidades do Serviço Público Digital ao nível de software, hardware e infraestrutura, assegurando que respondem ao pretendido.

Tester

Realiza os testes funcionais, de usabilidade e acessibilidade, garantindo a qualidade do Serviço Público Digital.

O Mosaico em números

O que encontra no Mosaico

Esta é toda a informação e conteúdos que poderá encontrar no Mosaico.

Atualização 16.01.2023
  • 11

    Princípios orientadores de serviços públicos

  • 6

    Áreas técnicas disponíveis

  • 67

    Referências de leis e regulamentos

  • 104

    Referências de boas práticas

  • 9

    Guias práticos associados às áreas técnicas

  • 54

    Termos e explicações inseridos no glossário