Serviços Públicos Digitais
Atualização 02.02.2023Incorporar tecnologias digitais na oferta de serviços públicos de forma a promover a simplificação e eficiência dos serviços.
Incorporar tecnologias digitais na oferta de serviços públicos de forma a promover a simplificação e eficiência dos serviços.
Modelo comum para o Desenho e Desenvolvimento de Serviços Públicos Digitais
Definir um modelo comum de desenho e desenvolvimento de Serviços Públicos Digitais permitirá garantir a uniformização e qualidade dos serviços e potenciar o trabalho colaborativo e a reutilização de soluções.
1.1.1.
Criação de campanhas de comunicação dos serviços digitais da AP
1.1.2.
Criação 1ª versão do modelo comum para desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais
1.1.3.
Avaliação e desenvolvimento de 2ª versão do modelo comum para desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais
1.1.4.
Criar e disponibilizar orientações para a Administração Pública sobre a tradução de serviços públicos digitais, procurando incentivar a utilização da ferramenta de tradução automática, em especial as disponibilizadas pela Comissão Europeia
Serviços Públicos Digitais de Nova Geração
Privilegiar a oferta dos Serviços Digitais numa lógica orientada a eventos de vida, do cidadão ou empresa, e com o mínimo esforço para o destinatário através do recurso à interoperabilidade e reutilização dos dados.
1.2.1.
Disponibilização de novos serviços públicos digitais de elevado valor
1.2.2.
Criação plano de ação para a promoção de serviços digitais inclusivos
1.2.3.
Criar plano de comunicação das soluções transversais da AP a todos os organismos
1.2.4.
Disponibilizar uma arquitetura de referência para suportar um novo paradigma de trabalho na AP, promovendo o trabalho colaborativo
1.2.5.
Disponibilizar uma solução para as empresas e cidadãos que permite o envio das faturas para o endereço eletrónico associado ao contribuinte aderente