Segurança e Confiança
Atualização 02.02.2023Promover a segurança e confiança como dois princípios basilares no desenvolvimento e prestação de serviços digitais.
Promover a segurança e confiança como dois princípios basilares no desenvolvimento e prestação de serviços digitais.
Conformidade com o Quadro Nacional de Referência para Cibersegurança (QNRCS)
Assegurar que os operadores de serviços essenciais e os prestadores de serviços digitais adotam as medidas técnicas e organizativas adequadas e proporcionadas para gerir os riscos que se colocam à segurança das redes e dos sistemas de informação.
Medida 6.1.1
Criar o ecossistema de certificação para o QNRCS no âmbito do Quadro Nacional de Certificação em Cibersegurança
Identidade Digital Segura
Capitalizar e massificar infraestruturas, plataformas e soluções de identidade digital existentes, inovando e disponibilizando novos serviços, suportando processos de transformação digital em diferentes setores , incluindo ligação ao setor privado.
6.2.1.
Alargar o certificado de atributos profissionais a todos os funcionários públicos
6.2.2.
Adoção generalizada de autenticação eIDAS pelas soluções da AP
6.2.3.
Criação de plano de ação para implementação de mecanismos de autenticação forte
6.2.4.
Alargar a aplicação do ID.gov para funcionários públicos
Privacidade e Controlo dos Dados pelo Cidadão
Criar mecanismos de informação e capacidade de auditoria pelos cidadãos, sempre que aceitável, adequado e exequível, de forma a aumentar a confiança dos mesmos nos processos digitais e nas organizações públicas.
6.3.1.
Disponibilização de mecanismo de autorização de acesso a dados públicos por cidadãos — Os meus dados
Contributo para o Conhecimento Situacional da Cibersegurança Nacional
Promover a adesão das entidades públicas aos processos e tecnologias que facilitem a partilha e correlação de informação em tempo real sobre atividade potencialmente maliciosa.
6.4.1.
Adesão ao PANORAMA