Arquiteturas de Referência
Atualização 02.02.2023Permitir a interoperabilidade entre as soluções existentes, a partilha e reutilização de serviços e/ou dados.
Permitir a interoperabilidade entre as soluções existentes, a partilha e reutilização de serviços e/ou dados.
Arquitetura e Catálogo de Serviços Públicos
Identificar, mapear e caraterizar os serviços públicos, bem como os canais pelos quais são fornecidos, de forma a organizar e otimizar a oferta de serviços na lógica que melhor serve os Cidadãos e Empresas.
3.1.1.
Desenho de arquitetura transversal de referência para AP
3.1.2.
Disponibilização no CES de funcionalidades que atribuíram a gestão setorial do catálogo de serviços
Catálogo de Dados e Interoperabilidade
Referenciar as soluções que suportam a prestação de serviços públicos de base e os dados existentes nos principais registos permitirá construir serviços digitais mais racionais e seguros, incentivando a reutilização de soluções já existentes, a rentabilização dos investimentos efetuados e o acelerar do desenvolvimento de novas soluções interoperáveis.
3.2.1.
Disponibilização de catálogo de serviços e dados AP na Plataforma de Interoperabilidade da AP (iAP) — seguindo estrutura do CES
3.2.2.
Integrar todos os serviços no Ponto Digital Único
3.2.3.
Catalogação dos dados e serviços disponíveis na iA
3.2.4.
Disponibilização na iAP de solução para catalogação das API da AP
3.2.5.
Promover o desenvolvimento de serviços automáticos/«seamless» e do princípio «only-once» através da iAP
3.2.6.
Alargar a interoperabilidade documental a todos os organismos que trocam documentos dentro da AP
3.2.7.
Promover a definição e evolução da arquitetura de referência transversal da AP por forma a incorporar os requisitos de interoperabilidade, dados abertos e outros que se venham a mostrar relevantes tais como os necessários ao desenvolvimento de cidades inteligentes