Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Territórios Inteligentes

Atualização 21.12.2023

Os Territórios Inteligentes na Administração Pública.

Sobre os Territórios Inteligentes

Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI)

A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), visa transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência. A ENTI é uma medida prevista no Pilar III – Digitalização do Estado, do Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 30/2020, de 21 de abril, e no Programa do XXIII Governo Constitucional, enquanto medida catalisadora da transição digital, no âmbito da sociedade digital, da criatividade e da inovação, enquanto desafio estratégico.

A Estratégia visa promover

Uma Estratégia nacional comum, com sinergias e partilha de experiências, bem como um planeamento integrado e otimização da despesa pública e um referencial de interoperabilidade e princípios comuns.

Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

Objetivos estratégicos

Facilitar

Acesso à informação e boas práticas

Promover

Liderança, talento e competências em Territórios Inteligentes

Ser

Referência internacional em infraestrutura, dados e serviços Smart

Potenciar

Territórios sustentáveis com foco na qualidade de vida do cidadão

Aumentar

Colaboração multinível e interoperabilidade

Fomentar

Economia competitiva baseada em tecnologias digitais

Outros pontos de interesse

Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes

O presente documento encontra-se integrado no projeto de definição da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, medida prevista no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, sendo o beneficiário a Estrutura de Missão Portugal Digital (Portugal Digital) com o apoio do Instrumento de Assistência Técnica (IAT) da DG Reform da Comissão Europeia.

Arquitetura de Referência das Plataformas de Gestão Urbana (ARPGU)

O presente documento resulta do estudo de definição da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, medida prevista no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 30/2020, de 21 de abril, desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Digital (Portugal Digital) com o apoio do Instrumento de Assistência Técnica (IAT) da DG Reform da Comissão Europeia.