Inteligência Artificial na Administração Pública
Atualização 30.01.2023
Em detalhe
A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 21-26 propõe, na sua Linha Estratégica 2, que seja explorado o potencial do enorme volume de dados a que tem acesso para prestar melhores serviços públicos, gerir e tomar decisões e aumentar a transparência.
A Inteligência Artificia (IA) pode aportar diversos benefícios na formulação de políticas públicas e na disponibilização de serviços públicos, nomeadamente: reduzir o tempo necessário para executar tarefas pelo ser humano, criando disponibilidade para a realização de trabalho de alto valor; aumentar a produtividade e eficiência dos serviços, conseguindo maior consistência que o ser humano; interpretar e processar grandes quantidades de dados, identificando e relacionando padrões; projetar melhores e mais sustentadas decisões; simplificar a comunicação e o envolvimento dos cidadãos.
Contudo enormes desafios se colocam ao desenvolvimento e utilização de IA na AP, nomeadamente ao nível das competências, da responsabilidade, da ética e da participação, perceção e aceitação pela Sociedade.