Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Projeto GuIA Responsável

Atualização   30.01.2023

2 minuto(s)

Em detalhe

No âmbito da Medida 38 do Programa iSimplex – GuIA Responsável, a AMA desenvolveu um guia com orientações para o uso responsável da Inteligência Artificial que constitui uma referência para a implementação, pelo setor público, de uma Inteligência Artificial ética, transparente e responsável.

É também disponibilizada uma Ferramenta de Avaliação de Risco para aplicação em todos os projetos de Inteligência Artificial na Administração Pública. Mais informações em Ferramenta de Avaliação.

Embora dirigidos especificamente aos projetos de Inteligência Artificial na AP, estes instrumentos podem ser utilizados noutros contextos, nomeadamente no Setor Privado e Academia.

Garantir uma IA ética implica o envolvimento não só dos responsáveis pela conceção, implementação e monitorização de sistemas de IA, mas também o envolvimento de toda a comunidade. Pela novidade do tema, estes referenciais devem ser considerados um trabalho em curso. A participação da sociedade é fundamental para o enriquecimento destes referenciais. Pode fazer chegar os contributos através do email guia@ama.pt