Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

Melhoria da qualidade de serviço

Atualização   30.01.2023

2 minuto(s)

Em detalhe

A Estratégia Cloud da Administração Pública permite a agilidade, flexibilidade, escalabilidade e robustez necessárias para suportar os processos da mesma num ambiente digital.

Os benefícios desta Estratégia assentam em três grandes eixos:

Eficiência:

  • A Computação em Cloud aumenta a rentabilidade de utilização dos recursos de computação, por via da redução do desperdício de capacidade excedentária passível de se verificar quando se utilizam recursos dedicados a serviços;
  • Os Serviços Cloud potenciam a agregação e consolidação de recursos de TI atualmente dispersos e/ou duplicados;
  • Os Serviços Cloud potenciam um aumento de produtividade no desenvolvimento de serviços, gestão de sistemas, aplicações e infraestruturas, por via da redução do esforço na gestão de múltiplos sistemas e aplicações dispersos e com caraterísticas variadas.

Flexibilidade:

  • Os Serviços Cloud tornam mais ágeis a aquisição e entrega de serviços TIC aos organismos da AP;
  • Os Serviços Cloud simplificam a capacidade de aumentar ou diminuir os recursos necessários de suporte aos serviços, em oposição ao atual processo.

Inovação e Transformação Digital:

  • A utilização de Serviços Cloud permite focar o esforço interno na gestão de serviços orientados ao negócio, contrariamente à concentração de esforços apenas e quase exclusivamente na gestão da infraestrutura;
  • Os Serviços Cloud facilitam a integração de novas tecnologias e serviços, por proporcionarem plataformas comuns;
  • Os Serviços de Cloud promovem ainda o acesso a evolução mais generalizada e adequada ou sustentada à tecnologia mais recente no mercado.

De uma forma geral, os Serviços Cloud potenciam a melhoria da qualidade de serviço. Adicionalmente aos três eixos identificados, existe um outro, transversal, que se consubstancia numa operacionalização de políticas (de gestão de utilizadores, de segurança dos dados e da informação, de acesso a dispositivos e sistemas) muito mais facilitada que contribui para uma integridade e resiliência acrescidas do conjunto.