Acerca deste sítio

O tic.gov.pt é a porta de entrada para a Estratégia, Planos, Documentação e Plataformas que constituem os pilares da transformação digital da Administração Pública (AP) em cada momento.

 

A partir do tic.gov.pt pode aceder-se aos Planos e Ferramentas de suporte à implementação das estratégias transversais na Administração Pública, tanto de Transformação como de Simplificação, particularizando o acesso a algumas das plataformas base para a disponibilização de novos e modernos serviços públicos (destacando o ePortugal, Dados.gov, Autenticação.gov e a plataforma de Interoperabilidade da AP (iAP), entre outros), assim como a plataformas de avaliação e monitorização de projetos, como a Plataforma de Parecer Prévio (M6).

 

Também poderá encontrar neste sítio o acesso a normas e guidelines transversais, como por exemplo (e de modo não exaustivo) o Programa Simplex, o sítio Usabilidade.gov e o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID).

 

No tic.gov.pt encontram-se atualmente publicados a Estratégia de Transformação Digital da AP 21-26 e respetivo Plano de Ação para a Transformação Digital para o Triénio 21-23, elaborados pelas diversas áreas governativas de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2021, que renova o mandato do Conselho para as TIC na AP (CTIC).

 

Desde 2017, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 108/2017, de 26 de Julho, que a Estratégia de Transformação Digital e consequentes Planos de Ação são disponibilizados neste sítio – desde a apresentação, monitorização e avaliação.

 

Pretende-se que neste sítio possa encontrar:

  • Dados reportados no processo de monitorização da Estratégia de Transformação Digital da AP;

  • Histórico da(s) estratégia(s) precedente(s) de transformação da AP com as TIC;

  • Novas normas e guidelines desenvolvidas no âmbito da transformação digital da AP;

  • Outras novidades, documentos e orientações relevantes para quem promove ou acompanha a transformação digital da AP.

 

Este sítio é disponibilizado e mantido pela Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), no âmbito das funções que desempenha de Direção do Comité Técnico do CTIC, e foi desenvolvido seguindo as melhores práticas ao nível da usabilidade e acessibilidade online.

 

Última atualização: 21 de abril de 2022