Início > Notícias 

angle-left Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Plataforma eTradução lançada no 8.º Encontro de Tradutores da AP

Foi lançada, no dia 6 de maio de 2019, a plataforma eTradução – Repositório Nacional de Recursos de Tradução, um serviço implementado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e que pretende modernizar o setor com recurso às TIC e às tecnologias emergentes.

09 may 2019

eTradução – Repositório Nacional de Recursos de Tradução

 

A plataforma eTradução está disponível online (http://etraducao.gov.pt) e possibilita a recolha, tratamento e partilha de recursos de tradução, nomeadamente traduções de e para Língua Portuguesa.

Os mecanismos de tradução automática aproveitam este tipo de recursos para produzir traduções com elevado nível de qualidade e, desta forma, permite que o tradutor humano seja mais rápido e eficiente.

O repositório de dados de tradução servirá de base à implementação de serviços de tradução automática, que poderão ser aplicados em serviços públicos digitais, beneficiando de forma transversal os cidadãos e a Administração Pública (AP).

Com a abertura do repositório a universidades e centros de investigação, espera-se que este serviço apoie o desenvolvimento das ferramentas TIC que suportam a Língua Portuguesa e a sua promoção na Europa e no Mundo, contribuindo para a preservação no panorama digital.

A apresentação da plataforma decorreu no âmbito do 8.º Encontro de Tradutores da AP, evento realizado na Assembleia da República e que contou com a presença de Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa.