Início > Notícias 

angle-left Parabéns Dados.gov!

Parabéns Dados.gov!

Faz hoje 3 anos que o portal nacional de dados abertos, se apresentou à comunidade com uma nova versão.

18 may 2021

Imagem Dados.gov.pt

Faz hoje 3 anos que o portal nacional de dados abertos - dados.gov.pt - se apresentou à comunidade com uma nova versão, mais dinâmica, mais atualizada e mais inclusiva. Hoje, são já reconhecidos os resultados das transformações decorrentes.

A modificação da plataforma tecnológica original em que corria o dados.gov foi um projeto pioneiro na administração pública portuguesa. A sua estrutura passou a estar alinhada com as políticas de dados abertos ao tornar-se uma plataforma aberta, baseada em UData, que está assim disponível como open source. Por outro lado, o dados.gov passou a conseguir receber dados em mais formatos, ao adotar o princípio “come as you are”, o que resultou numa maior diversidade de dados.  

A migração do dados.gov para uma nova infraestrutura significou ainda uma grande mudança de paradigma. A par das alterações tecnológicas, assumiu-se como prioritário a colaboração e o envolvimento da comunidade, e a criação de valor associado aos dados a partir da sua reutilização. O papel dos fornecedores de dados é reforçado, bem como, o de todos os indivíduos, que podem utilizar os dados como um canal para uma cidadania ativa.

Distinguindo-se como um elemento importante para um Governo mais aberto, o dados.gov tornou-se também o ponto central na estratégia de dados abertos, constituindo-se como a porta central de acesso online ao repositório dos dados abertos disponibilizados pelas várias instituições da Administração Pública em Portugal.

O novo portal veio igualmente cumprir a sua função enquanto catálogo central de dados abertos, ao facilitar e permitir as funcionalidades de agregação e indexação de outros portais públicos, sejam sectoriais, locais ou temáticos.

O Portal dados.gov tem evoluído também nos aspetos da acessibilidade e da usabilidade; tendo obtido a distinção de Selo Prata em setembro de 2020.

Ao longo destes anos, esforços foram tidos no sentido de disponibilizar e disseminar dados abertos a toda a comunidade, desde entidades públicas, a cidadãos e a empresas de atividade relevante no domínio público. Queremos aproveitar este dia para celebrar consigo alguns dos resultados conseguidos nestes últimos 3 anos:

  • Crescimento de 74% em novas entidades;
  • A publicação de mais 3.449 novos datasets a que corresponde um crescimento de 132%;
  • O registo de 1.370 novos utilizadores;
  • O acréscimo significativo de dados abertos relativos ao ambiente, a informação georreferenciada e a transparência governamental;
  • O acesso a recursos de pré-visualização de datasets;
  • A dinamização da área de notícias e eventos;
  • Os inúmeros contatos com utilizadores, entidades públicas, entidades privadas e grupos de referência internacional.
  • A criação de 11 novas reutilizações a partir de dados abertos, das quais destacamos a plataforma “COVID Insights” e o portal “Mais Transparência”;

Para celebração desta data foram disponibilizados 3 novos vídeos tutoriais, sobre como:

  1. Registar uma entidade;
  2. Disponibilizar conjuntos de dados;
  3. Publicar reutilizações.

Publicámos também um artigo, com uma lista de 30 benefícios associados aos dados abertos que pode ser consultada aqui.

Agradecemos estas conquistas a toda a comunidade de dados abertos, sem a qual estas não teriam sido possíveis. Convidamos-vos a celebrar connosco este aniversário. Continuem a explorar os dados abertos, a procurar modos de os valorizar e a partilhar as vossas valiosas experiências e opiniões.