Início > Notícias 

angle-left Estratégia Cloud da Administração Pública

Estratégia Cloud da Administração Pública

O CTIC elaborou uma proposta de estratégia a adotar pela Administração Pública em matéria de computação em cloud.

11 january 2021

Estratégia Cloud da Administração Pública

A computação em Cloud tem o potencial de acelerar a resposta da Administração Pública face aos desafios de uma sociedade cada vez mais digital, não só porque permite acelerar a disponibilização de novos serviços, como permite fazê-lo de forma mais eficiente, racional e segura, tirando partido dos investimentos em escala que são efetuados pelos prestadores de serviços Cloud que atuam no mercado. Facto que é especialmente relevante num enquadramento de elevada concorrência internacional por recursos especializados e escassos.

 

A computação na Cloud é assumida pela Comissão Europeia como um pilar essencial para a economia digital da União Europeia.

 

Tendo em conta a importância de definir uma abordagem comum que permitisse tirar partido desta inevitabilidade, o grupo de Trabalho “Cloud AP”, criado no âmbito do CTIC, e composto por representantes de 5 áreas governativas foi incumbido de elaborar uma proposta de estratégia para a adoção da computação em Cloud pela Administração Pública.

 

O documento resultante foi apresentado e aprovado pelos membros do CTIC, e propõe a seguinte visão:

“Adoção da cloud pública, sempre que possível, em modelo inteligente, seguro e eficiente.”

 

Entendendo-se como cloud pública, os serviços de cloud disponibilizados publicamente pelos prestadores de serviços cloud que atuam no mercado.

 

Adicionalmente o documento propõe uma calendarização para a adoção da Cloud, quer se trate de implementação de novos sistemas ou na evolução de sistemas existentes, e identifica um conjunto de recomendações que servirão de alavanca a um crescimento sustentável da utilização da cloud na Administração Pública.

 

Pode consultar o documento na integra aqui.