Início > Notícias 

angle-left SPMS anuncia uso exclusivo do Cartão do Cidadão e da Chave Móvel Digital no acesso online do cidadão

SPMS anuncia uso exclusivo do Cartão do Cidadão e da Chave Móvel Digital no acesso online do cidadão

No âmbito da transformação digital e do reforço da segurança de dados dos utentes, a autenticação da Área do Cidadão do Portal SNS passará, a partir do início do próximo ano, a ser feita exclusivamente através da Chave Móvel Digital (CMD) e do Cartão do Cidadão (CC).

25 março 2019

SPMS- acesso online do cidadão com CC e CMD

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), a Área do Cidadão continua a aumentar as suas funcionalidades e qualidade de serviços, prevendo-se novos desenvolvimentos e melhorias, o que torna imprescindível a autenticação forte, via CMD ou CC.

A Autenticação via Chave Móvel Digital é possível desde 2015 na Área do Cidadão, em articulação com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., e será um dos dois únicos sistemas de autenticação a partir do início de 2019.

Apenas com um número de telemóvel, um PIN e um código de segurança temporário, o cidadão poderá aceder a um conjunto de serviços de forma simples (uma senha para todos os sítios), segura (código enviado por SMS ou e-mail) e cómoda (sem deslocações e tempos de espera). O pedido da CMD poderá ser feito presencialmente, em qualquer Loja/Espaço do Cidadão ou on-line.

chave móvel digital spms cartão de cidadão cmd