Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

João Nuno Ferreira

Atualização   27.01.2023

3 minuto(s)

Representante Ministerial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

João Nuno Ferreira

Biografia

Experiência Profissional

  • Desde março de 2016, é o Coordenador Geral da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia IP (FCT). Esta Unidade é responsável pela gestão e desenvolvimento de infraestruturas e serviços digitais nacionais, de apoio à ciência e ensino superior, nomeadamente rede, computação e dados de invetigação.
  • De dezembro de 2013 a fevereiro de 20216 foi vogal do Conselho Diretivo da FCT, tendo ficado responsável por todas as atividades TIC, infraestruturas digitais e Ciência Aberta.
  • De janeiro de 2013 a setembro do mesmo ano foi presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN.
  • De Outubro de 1993 a Janeiro 2013 foi Director Técnico na FCCN. Ao longo deste período foi responsável por diversos serviços e projetos, nacionais e internacionais. Focou-se mais recentemente nos serviços e projectos da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), nomeadamente na implementação das ligações em fibra ótica. Para além desta vertente, acompanhadou as diversas fases de desenvolvimento da RCTS, como plataforma avançada de apoio à ciência e a sua integração no contexto europeu das redes académicas, com destaque para a rede GÉANT.
  • Em 1997 e 1998 foi também, paralelamente, docente na Universidade Atlântica.
  • Trabalhou de Dezembro de 1991 a Outubro de 1993, como Técnico Superior do Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Habilitações Académicas

  • Em Junho de 2003 obteve o MBA da Escola de Gestão do Porto, na Universidade do Porto.
  • Em Setembro de 1993 completou o Mestrado em Sistemas Distribuídos, Redes de Compudadores e Comunicação de Dados, pela University College London, em Londres. O grau de Mestrado foi reconhecido pela Universidade do Minho, tendo sido dada equivalência ao grau de Mestrado em Informática desta Universidade.
  • Concluiu a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, em Dezembro de 1991, pela Universidade do Minho.