Este portal utiliza "cookies". Se quiser saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri‑los, consulte a nossa Política de privacidade

António Gameiro Marques

Atualização   31.01.2023

3 minuto(s)

Gabinete Nacional de Segurança (GNS)

António Gameiro Marques

Biografia

O Contra-almirante António Gameiro Marques é licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha. Prestou serviço em vários navios da Armada e, após frequentar a especialização de Comunicações na Marinha, concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA. Esteve envolvido na equipa de projeto dos sistemas de combate das fragatas da classe Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, tendo igualmente feito parte da equipa de treino e avaliação internacional daqueles navios no Reino Unido. 

Após a frequência do Colégio de Defesa da OTAN em Roma, foi, de outubro de 2004 a outubro de 2007, o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no respetivo Quartel-General em Bruxelas, onde cumulativamente representou Portugal na estrutura responsável por todos os assuntos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação da Aliança Atlântica. 

Foi promovido ao posto de Contra-Almirante a 27 de novembro de 2008, Chief Information Officer (CIO) da Marinha durante cerca de 4 anos, Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional durante os 3 anos seguintes e desde 1 de setembro de 2016 é o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança. O Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se na estrutura do GNS. 

Frequentou o 39º Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE - Escola de Direção e Negócios, incluindo as respetivas atualizações em 2016 e 2017.