Início > Notícias 

angle-left Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023

Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023

15 outubro 2020

O envolvimento e o contributo dos trabalhadores em funções públicas permitiram construir a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública para o período 2020-2023.

Os desafios globais e a sua complexidade pedem respostas urgentes e soluções transversais para todas as esferas da sociedade.

Para a Administração Pública portuguesa o plano traçado até 2023 define quatro eixos estratégicos: Investir nas Pessoas, Desenvolver a Gestão, Explorar a Tecnologia e Reforçar a Proximidade.

Na sessão de apresentação da Estratégia, que decorreu a 31 de julho, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, realçou «o papel fundamental que a Administração Pública terá na recuperação do país».

A Ministra destacou ainda medidas como a criação da Loja de Cidadão Virtual e o reforço do atendimento presencial ao público, através da abertura de mais seis Lojas de Cidadão e do aumento em 25% dos Espaços Cidadão nos territórios de baixa densidade populacional, bem como o reforço dos balcões itinerantes naquelas áreas geográficas.

A sessão contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, do Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e do Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

Durante a sessão foi também lançado o novo portal da Estratégia, www.apin.gov.pt, que agrega toda a informação sobre o tema e que irá incluir a monitorização e acompanhamento das medidas que a constituem.

Assista aos vídeos:

MMEAP Alexandra Leitão sobre Estratégia de Modernização do Estado e Administração Pública 2020-2030 https://www.youtube.com/watch?v=M2ORqAee-2w

SEIMA Maria Fonseca sobre Estratégia de Modernização do Estado e Administração Pública 2020-2030 https://www.youtube.com/watch?v=AvD3zs2TmzI